Nova camisa do Palmeiras reascende debate sobre as ‘Academias’ do clube

A Puma lançou nesta terça-feira (24), as novas camisas do Palmeiras para a temporada de 2023.  Com o título de ‘Uma Academia inspira a outra’, a campanha de lançamento é uma homenagem para a Terceira Academia, time comandando por Abel Ferreira que empilhou títulos nas últimas três temporadas. O problema aí é que para muitos palmeirenses, tanto a marca alemã quanto o próprio marketing do clube, erram ao desconsiderarem o time da Parmalat (93-94-96-99) também como uma Academia, o que faria o time atual ser a quarta e não a terceira Academia.

 

Fato é que o próprio Ademir da Guia, maior ídolo da história do clube, batizou este elenco como a Terceira Academia, após o título do Brasileirão 2022, taça que fez Abel Ferreira conquistar praticamente todos os títulos possíveis em território brasileiro e continental. O Divino que também participou da história do Podporco, falou sobre o assunto e você pode conferir o corte abaixo:

 

 

A polêmica é tanta, que o próprio César Maluco, parceiro inseparável de Ademir da Guia no Palmeiras dos anos 70, não concorda em não considerar o time dos anos 90 também como uma Academia.

 

O debate não para por aí, uma vez que a própria definição de Academia de Futebol gera discordância entre muitos torcedores do clube. Enquanto uns classificam Academia como um estilo refinado de jogo e de domínio tático sobre o adversário, outros já colocam mais a eficiência e os títulos como o passaporte para o apelido mágico. Qual seria o DNA do Palmeiras? Levantar taças ou jogar bonito? Mas qual é a definição de jogar bonito?

 

Para Jota Christianini, um dos maiores historiadores  do Palmeiras e que já nos deu a honra de sua presença no Podporco,  o ponto de partida da Academia de Futebol no Palmeiras foi o ano de 1965, enquanto a segunda foi durante os anos de 1972 a 1974.

 

Porém, se for contar somente os títulos e a importância que alguns times tiveram na história do clube, também deveríamos contar as esquadras dos anos 30 e 50 como Academias.

 

Fato é que o termo ‘Academia’ mesmo não sendo de propriedade nostra, de alguma forma nos pertence. E quem não aceita, só resta chorar.

 

A briga de quantas Academias o clube tem, eu deixo para vocês…

 

 

 

PP_SeloVV_B

notícias

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this