O Podporco recebeu nesta última quinta-feira, 9, a jornalista Alicia Klein, colunista do UOL e comentarista do Redação Sportv. Comunicadora e palestrante da causa feminista, Alicia nos contou toda a paixão pelo Verdão que foi passada desde criança pelo seu pai, palestrino fanático, e hoje o legado familiar transcende para tantas mulheres palestrinas que buscam exercerem o seu amor pelo Verdão de maneira cada vez mais livre. Seja jogando, noticiando ou comandando, elas vieram para ficar e não devem parar tão cedo de lutarem por mais protagonismo dentro da Sociedade Esportiva Palmeiras.
Alicia Klein contou dos desafios da maternidade, sendo um dos principais, transformar seu pequeno filho Caetano em palmeirense. Morando em Brasília e com um companheiro flamenguista, ela tenta de todas as formas passar o amor do agora avô, também para o seu pequeno. Para ela, o filho torcer para o time da mãe também é uma quebra de cultura machista que insistimos em ter dentro da nossa sociedade.
Pra quem acha que Alicia Klein é uma jornalista que não conhece o sabor da arquibancada, está muito enganado. Frequentadora do antigo Palestra desde os tempos de criança, ela jamais deixou de torcer pelo Palmeiras na arquibancada e só se separou do clube quando foi morar no exterior por uma decisão pessoal.
No programa, também discutimos sobre Leila Pereira e a relação de poder que mulheres exercem no futebol brasileiro, um meio culturalmente e estruturalmente machista. Alicia explicou a dificuldade que tem para fazer críticas para a mandatária do Verdão, exclusivamente por ela ser a única mulher que comanda um clube grande do futebol brasileiro. Mas também criticou a dirigente que às vezes só coloca a pauta feminista em foco quando é para se escorar das críticas que sofre da torcida.
O legado de Alicia Klein para futuras palestrinas que estão crescendo com essa nova paixão é imensurável. A gente só pode agradecê-la por tamanha luta dentro do jornalismo esportivo e por não ter vergonha de explicitar a sua paixão pelo Maior campeão do Brasil.
O programa está disponível no nosso canal no Youtube e em breve nas principais plataformas de streaming.
Apoie o Podporco para contar essa história com a gente e ganhar diversos benefícios relacionados ao nosso podcast!