Abel Ferreira faz bom uso de ‘laboratório’ no Paulistão e busca Palmeiras ideal

Na partida diante da Portuguesa, nesta quarta-feira (28), o Palmeiras chegou aos dez jogos no Campeonato Paulista de 2024. Nas aparições, o treinador Abel Ferreira vem explorando diferentes esquemas e formações, em busca de encontrar o Verdão ideal para as próximas fases da competição.

Em todos os jogos, Abel sequer chegou a repetir a escalação titular. O técnico vem variando os jogadores por setor, e, desta forma, 25 atletas já contabilizam mais de 100 minutos disputados pelo estadual.

Com isso, a coluna ‘Fala, Estagiário’, destrinchou cada trecho do campo, detalhando os minutos e participações de cada jogador do Alviverde.

Gol

Na meta palmeirense, Weverton segue com o titular incontestável por Abel Ferreira. Apesar de falhar diante do Corinthians e viver turbulência com a torcida, o goleiro de 36 anos continua como o dono da posição e soma 720 minutos no Paulistão. Já Lomba, sombra do camisa 21 desde que chegou ao Palmeiras, defendeu o gol do Verdão em dois jogos no campeonato, ambos ao lado de um time alternativo, com 120 minutos totais.

Defesa

A defesa do Palmeiras teve uma grande baixa para o Campeonato Paulista, e, com isso, Abel Ferreira explora combinações para superar a perda de Gustavo Gómez, que contundiu o pé. Pelo baixo número de zagueiros no elenco, apenas com Luan, Murilo e Naves à disposição, o treinador teve de trocar a formação, sem os três defensores de ofício como gosta, e retornar a uma escalação com quatro jogadores. No setor, quem lidera a minutagem é Luan, com 720 minutos disputados. O camisa 13 é seguido por Murilo, com 637’, Gómez, que tem 548, e Naves, com 256’.

Nas laterais, Abel também perdeu o seu titular, Mayke. O camisa 12 se recupera de uma lesão na coxa, e, com isso, Marcos Rocha é quem vem defendendo o lado direito do Palmeiras, com 650 minutos ao todo. Na esquerda, Piquerez é quem ocupa a titularidade e soma 629’. O uruguaio tem a sombra de Caio Paulista, reforço para 2024 e que já atuou em 354’, e Vanderlan, que soma 207’. Na direita, o reserva imediato vem sendo Garcia, com 180 minutos totais.

+ ASSISTA AO PODPORCO #125 COM LUÍS NAVARRO!

Meio-campo

O meio-campo é, sem dúvidas, o setor que mais rodou no Campeonato Paulista. Com a chegada de Aníbal Moreno ao Palmeiras, Abel Ferreira utiliza o estadual para explorar combinações e achar ‘parcerias ideais’ entre atletas. O trio considerado titular na última temporada, com Zé, Ríos e Veiga, foi a campo em apenas duas oportunidades na competição, enquanto, nas demais partidas, o treinador trocava bastante.

Abel varia entre um esquema com quatro meias, como utilizado contra o Mirassol e Ituano, ou um com três, forma que mais jogou ao longo do ano. Entre os atletas da faixa do campo, Aníbal é o único a disputar todos os dez jogos, e lidera com 666 minutos. O camisa 5 é seguido por Zé Rafael, com 590 minutos, Richard Ríos, com 565’, Raphael Veiga, com 456’, Jhon Jhon, que tem 269’, Luís Guilherme, com 207’, Fabinho, que atuou durante 187’, e Gabriel Menino, o que menos jogou no setor, com 152’.

CORTES PODPORCO
Luís Navarro destaca importância da saúde mental no futebol

Ataque

No ataque, a formação também é variada ao longo dos jogos. Com dois jogadores em dupla sendo a forma mais explorada, Abel já mandou a campo também um trio de atletas. O grande destaque do setor ofensivo na temporada é Flaco López, que soma sete gols em nove jogos na competição. No time titular, o argentino, que tem 599 minutos, é companheiro de Endrick, que perdeu os primeiros jogos da temporada por conta da seleção olímpica e tem somente 311 minutos, com um gol.

Outros atletas utilizados pelo treinador são Rony, com 334 minutos e 2 gols, e Breno Lopes, com 223’ e uma bola na rede. O Cria da Academia Estêvão também vem sendo utilizado como atacante, na ponta direita, e soma 59 minutos.

A linha ofensiva foi reforçada para a temporada de 2024, mas logo no segundo jogo do ano perdeu Bruno Rodrigues, com uma entorse no joelho, e que atuou apenas 105 minutos. Após a contusão, o Verdão trouxe Lázaro, do Almeria, da Espanha, para repor a baixa do ex-Cruzeiro. Aos 21 anos, o novo contratado atuou em somente duas partidas, com 23 minutos em campo.

O único atleta de ataque que não contabiliza minutos é Dudu, que se recupera de uma lesão no ligamento cruzado anterior do joelho e deve estar à disposição a partir do início de maio.

Para mandar perguntas aos convidados e poder assistir aos episódios dentro do estúdio, torne-se membro do PodPorco e nos ajude a crescer cada vez mais. Contamos com três planos que variam benefícios e valores. Confira!

PP_SeloVV_B

notícias

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this