Base Acadêmica – Joedi Bueno

Podemos buscar na história palestrina casos semelhantes, talvez encontremos, mas o que aconteceu nesse 12 de abril de 2023 no Allianz Parque entra pra história. Não apenas pelo fato de o Palmeiras colocar pra jogar dois jogadores de apenas 16 anos num jogo oficial de Copa do Brasil, mas sim pela qualidade extraclasse de ambos: Endrick e Luis Guilherme.

Acompanho o Palmeiras desde 1988, vi o surgimento de Velloso, goleiro promissor com 17 anos, anos mais tarde um ou outro jogador jovem da base, como Juliano ou Vinicius que estrearam no time principal com 16 anos, mas nunca se firmaram ou mesmo corresponderam às expectativas criadas sobre eles.
E arrisco dizer, apenas com minha memória afetiva, que o Palmeiras não teve praticamente mais nenhum caso semelhante nos últimos 30 anos.

Mas o fato é que historicamente o Palmeiras sempre foi um clube comprador, poucos jogadores importantes de sua história foram formados em sua própria categoria de base.

De 2015 pra cá, com a reformulação das categorias de base do clube, iniciada pelo presidente Paulo Nobre e o coordenador João Paulo Sampaio, surgiram alguns nomes como: Gabriel Jesus e Gabriel Veron, mas ainda assim quase que isoladamente em cada ano.

Agora os resultados colhidos desde 2020 impressionam muito, o Palmeiras teve um trio (Patrick de Paula, Gabriel Menino e Danilo) que foi fundamental na conquista da Libertadores 2020.
Atualmente tem um sub20 (com inúmeros sub17) bi-campeão da Copa São Paulo e praticamente um time sub20 inteiro integrado ao plantel principal, com destaques óbvios a Endrick e Luís Guilherme com apenas 16 anos, embora ainda tenha Giovani, Kevin, Pedro Lima e muitos outros.

Hoje constatar que o clube se tornou referência na formação de atletas é, como diz o ditado popular: chover no molhado.

Mas não deixa de ser simbólico esse 12 de abril de 2023, pois reflete e ratifica todo o sucesso das categorias de base atualmente. Nos faz imaginar, sonhar em o que esses meninos podem se tornar, fazendo história pelo clube e inevitavelmente pela própria seleção.

Um orgulho que cada palmeirense ostenta, haja visto os aplausos que o Luís Guilherme recebeu após perder um gol incrível no último lance da partida.

A categoria de base palestrina hoje é acadêmica, e que assim seja!

Joedi Bueno
@paidaturma

PP_SeloVV_B

notícias

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this