Quem para o(s) Palmeiras de Paulo Victor?

O Palmeiras venceu o América-MG, nesta quarta-feira, 25, por 2 a 1, no Canindé, e conquistou o bicampeonato consecutivo da Copinha. Em campo, nomes como Kevin, Pedro Lima, Estêvão e Ruan Ribeiro foram muito falados ao longo da competição, na beira dele, entretanto, está o grande responsável: Paulo Victor Gomes.

Vindo de um 2022 praticamente perfeito, onde conquistou três dos quatro títulos disputados (Copinha, Brasileiro e Copa do Brasil), PV chegou para 2023 com um elenco totalmente diferente do que aquele que levantou de maneira inédita a taça da maior competição de base do planeta.

Para esta temporada, Endrick, Giovani, Fabinho, Naves, Garcia, Vanderlan e Jhon Jhon foram promovidos para o profissional. Destes, apenas Garcia estourou a idade e não poderia disputar a Copa São Paulo de Futebol.

Além dos que subiram, o Palmeiras ainda perdeu Michael, Kaique e Luís Guilherme, convocados pela seleção brasileira para disputar o Sul-Americano sub-20. O último até chegou a entrar em campo pela primeira rodada da Copinha, mas foi chamado para vestir a amarelinha e não atuou mais.

Com isso, a equipe comandada por Paulo Victor iniciou o ano de 2023 tomada por caras novas. Na lista de 30 atletas divulgada pelo Verdão para disputar o campeonato que futuramente se consagraria bicampeão, constavam somente nove remanescentes da conquista de janeiro de 2022: Natan, Ian, Talisca, Luis Guilherme, Pedro Lima, Daniel, Kauan Santos, Kevin e Vitinho.

O restante dos convocados, por sua vez, formava um time composto majoritariamente por atletas sub-18, contendo alguns com 19 anos e somente o capitão Henri com 20, idade limite.

Durante a competição, PV utilizou diversas variações táticas e repetiu poucas vezes a equipe, alternando entre as peças do meio-campo e ataque nas escalações iniciais. A principal mexida do treinador foi a mudança de Edney, levado para ocupar vaga de atacante, para a lateral-direita, deixando Gilberto no banco de reservas. Na fase final, o lateral-esquerdo Ian sofreu uma lesão, fazendo com que o comandante escalasse o zagueiro Gustavo Mancha na posição, também improvisado.

Ao fim do torneio e com o título confirmado, a equipe protagonizou a melhor campanha do Palmeiras na história da competição: 9 jogos e 9 vitórias, com 30 gols marcados e somente 4 sofridos.

Desde a sua volta ao clube, no final de 2021, Paulo Victor “varreu” as categorias de base e comandou times extremamente competitivos e vitoriosos. Somado à excelente categoria de base do clube, o treinador demonstra conseguir se adaptar as circunstâncias e competir em todos os desafios, seja com uma geração entrosada e pronta para ser lançada no profissional ou com uma mais jovem e com um caminho a ser seguido dentro das categorias de base, mostrando a face do(s) seu(s) Palmeiras.

Em outubro do ano passado, o PodPorco recebeu o treinador para uma entrevista especial sobre seu trabalho no Verdão. Caso queira assistir, basta clicar aqui ou conferir nosso perfil no seu tocador de podcasts favorito.

notícias

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this