Quem para o(s) Palmeiras de Paulo Victor?

O Palmeiras venceu o América-MG, nesta quarta-feira, 25, por 2 a 1, no Canindé, e conquistou o bicampeonato consecutivo da Copinha. Em campo, nomes como Kevin, Pedro Lima, Estêvão e Ruan Ribeiro foram muito falados ao longo da competição, na beira dele, entretanto, está o grande responsável: Paulo Victor Gomes.

Vindo de um 2022 praticamente perfeito, onde conquistou três dos quatro títulos disputados (Copinha, Brasileiro e Copa do Brasil), PV chegou para 2023 com um elenco totalmente diferente do que aquele que levantou de maneira inédita a taça da maior competição de base do planeta.

Para esta temporada, Endrick, Giovani, Fabinho, Naves, Garcia, Vanderlan e Jhon Jhon foram promovidos para o profissional. Destes, apenas Garcia estourou a idade e não poderia disputar a Copa São Paulo de Futebol.

Além dos que subiram, o Palmeiras ainda perdeu Michael, Kaique e Luís Guilherme, convocados pela seleção brasileira para disputar o Sul-Americano sub-20. O último até chegou a entrar em campo pela primeira rodada da Copinha, mas foi chamado para vestir a amarelinha e não atuou mais.

Com isso, a equipe comandada por Paulo Victor iniciou o ano de 2023 tomada por caras novas. Na lista de 30 atletas divulgada pelo Verdão para disputar o campeonato que futuramente se consagraria bicampeão, constavam somente nove remanescentes da conquista de janeiro de 2022: Natan, Ian, Talisca, Luis Guilherme, Pedro Lima, Daniel, Kauan Santos, Kevin e Vitinho.

O restante dos convocados, por sua vez, formava um time composto majoritariamente por atletas sub-18, contendo alguns com 19 anos e somente o capitão Henri com 20, idade limite.

Durante a competição, PV utilizou diversas variações táticas e repetiu poucas vezes a equipe, alternando entre as peças do meio-campo e ataque nas escalações iniciais. A principal mexida do treinador foi a mudança de Edney, levado para ocupar vaga de atacante, para a lateral-direita, deixando Gilberto no banco de reservas. Na fase final, o lateral-esquerdo Ian sofreu uma lesão, fazendo com que o comandante escalasse o zagueiro Gustavo Mancha na posição, também improvisado.

Ao fim do torneio e com o título confirmado, a equipe protagonizou a melhor campanha do Palmeiras na história da competição: 9 jogos e 9 vitórias, com 30 gols marcados e somente 4 sofridos.

Desde a sua volta ao clube, no final de 2021, Paulo Victor “varreu” as categorias de base e comandou times extremamente competitivos e vitoriosos. Somado à excelente categoria de base do clube, o treinador demonstra conseguir se adaptar as circunstâncias e competir em todos os desafios, seja com uma geração entrosada e pronta para ser lançada no profissional ou com uma mais jovem e com um caminho a ser seguido dentro das categorias de base, mostrando a face do(s) seu(s) Palmeiras.

Em outubro do ano passado, o PodPorco recebeu o treinador para uma entrevista especial sobre seu trabalho no Verdão. Caso queira assistir, basta clicar aqui ou conferir nosso perfil no seu tocador de podcasts favorito.

PP_SeloVV_B

notícias

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this