O Palmeiras ganhou mais um título Paulista neste último domingo (9), mas antes de dar os créditos mais uma vez para a histórica comissão de Abel Ferreira e o seu resiliente e vencedor elenco, também preciso exaltar o que a torcida alviverde vem fazendo ano após ano. Se o Palmeiras vive o melhor momento esportivo dos seus mais de 108 anos de história, a ‘hinchada’ alviverde também não fica pra trás e também vive um momento muito especial, não só nas arquibancadas do Allianz Parque, mas também pelas ruas de todo o Brasil.
O que vimos na porta da Academia de Futebol no domingo, horas antes da bola rolar há menos de um quilômetro dali, foi uma verdadeira aula de amor e de apoio a um clube de futebol. Milhares de pessoas, crianças, idosos e mulheres, que estavam ali não só pelo o que estava em jogo (que no atual momento do clube é o título menos relevante da temporada), mas sim pela camisa e somente por ela.
Uma torcida que se acostumou a se fazer presente na porta do CT antes de momentos históricos nos últimos anos, sentiu que seria importante mais uma vez, dessa vez diante de um adversário que merecia o respeito, mas era infinitamente menor do que o Maior Campeão do Brasil. E missão dada, é missão cumprida.
Se o Palmeiras precisa do seu povo seja para qual batalha for, ele sempre estará lá. O recorde de público da história do Allianz Parque (41.444 presentes) na final do Paulista 2023 é apenas mais um fato que corrobora com o especial momento vivido pelo palmeirense.
Há quem coloque o protagonismo recente do Verdão no colo da patrocinadora que agora é presidente, e que realmente foi muito importante para o clube nesses últimos oito anos, mas a grande verdade é que o Palmeiras voltou a ser o gigante que é única e exclusivamente por conta do seu povo.
Por diversas vezes já tivemos a chance de questionar alguns jogadores do elenco qual é a importância da torcida do Palmeiras nos jogos decisivos e a resposta é sempre a mesma: ‘fundamental’.
Quem acha que torcida não ganha jogo precisa sentir o que a torcida do Palmeiras fez antes da final desse Paulista, e assim como já havia feito no Paulista do ano passado, quando o obstáculo e o adversário eram ainda maiores.
O recado que fica pra temporada é: quanto maior o desafio, maior será o apoio. Desde a maior torcida organizada que segue investindo dinheiro do seu próprio bolso para fazer a festa tanto dentro quanto fora do Allianz Parque, quanto do torcedor ‘comum’, que cada vez mais entende o seu papel para que o time seja ainda mais agressivo jogando em seus domínios.
A gente corneta e cobra quando perde, mas não arreda o pé enquanto o juiz não apita o final de jogo. O Palmeiras sempre foi mais forte quando teve o seu povo todo unido em torno do seu ônibus.
Nada é por acaso e tamanhos resultados positivos nos últimos anos, vão se refletindo em um crescimento natural de nossa torcida, que já era uma torcida nacional, e agora tende a se expandir ainda mais pelo Brasil.
O maior campeão do país do futebol sempre vai precisar da sua gente, até porque ele só alcançou esse posto por nossa causa.
Seguiremos acompanhando a história acontecer aos nossos olhos.
Apoie o Podporco e ganhe benefícios exclusivos do podcast oficial dos porco!