O Palmeiras anunciou nesta última terça-feira (28), a contratação do colombiano Richard Ríos, de 22 anos, para reforçar o elenco de Abel Ferreira visando os três campeonatos que o Verdão tem pela frente neste segundo semestre de 2023. Formado no futsal colombiano, Rios chamou a atenção do Flamengo após um campeonato sulamericano de futsal, disputado no Brasil, em 2018.
No futebol de salão, Rios chegou a enfrentar a lenda brasileira Falcão e era uma das grandes promessas da Colômbia, que sediou o mundial da modalidade em 2016 e desde então vem crescendo bastante na modalidade dentro do nosso continente, que ainda carrega em Brasil e Argentina as suas duas grandes potências.
Contratado para a base do Flamengo, ele estreou como profissional coincidentemente diante do Palmeiras, pelo Brasileirão de 2020, quando o rubro-negro estava com quase todo elenco desfalcado por conta de um surto de COVID.
Antigamente era mais comum vermos jogadores que faziam toda categoria de base no salão, e que exatamente por isso se sobressaiam na técnica e no improviso dentro do gramado. Alex, Pedrinho, Ricardinho, Philippe Coutinho, Renato Augusto e Neymar são alguns dos exemplos.
‘As pessoas tinham a sensação de que o Alex era um jogador sonolento, que participava pouco do jogo, mas não era isso. É que ele tinha leitura de jogo, ele não vai correr errado. Ele tinha o entendimento melhor das ações do jogo, era uma questão cognitiva’, disse Pedrinho uma vez no programa Troca de Passes, do Sportv, em 2019.
No twitter, Alex respondeu a análise do amigo Pedrinho com apenas uma palavra: Futsal.
Na entrevista para a TV Palmeiras após a sua chegada ao clube, Richard Rios comentou sobre o seu início no futsal, com apenas seis anos de idade, e de como a modalidade foi importante na sua formação como atleta.
‘Minha trajetória é um pouco atípica. Sempre tive o sonho de ser jogador de campo, mas no meu país não tive muitas oportunidades. E por isso optei pelo futsal. Mas tive a oportunidade de voltar para o campo em 2019’, afirmou Rios.
Após um ótimo Paulista pelo Guarani, o volante colombiano chega pronto para jogar pelo Palmeiras e já pode estrear com a camisa alviverde na próxima semana, quando o Verdão viaja para a Bolívia para estrear na Libertadores 2023, diante do Bolívar.
O volante que chega para substituir o lesionado Atuesta, não joga como camisa cinco e não chega para substituir Danilo. A diretoria alviverde segue no mercado para repor a perda da cria e fazer com que Zé Rafael volte para a sua posição de origem, apesar do camisa 8 estar fazendo um ótimo Paulistão como primeiro volante.
Agora é aguardar para ver Richard Rios em ação para conferir o quanto o futebol de salão contribuiu e segue contribuindo para o jovem de 22 anos dentro de campo.
Gostei da aposta da diretoria alviverde e na minha opinião, a chance de dar certo é grande!