10 de janeiro de 1959. Estádio Paulo Machado de Carvalho. Hoje completamos mais um aniversário de um dos maiores títulos da história do Palmeiras: o Paulista de 1959!
O Supercampeonato Paulista de 1959 para muitos historiadores, está com certeza na lista entre os cinco maiores títulos da história da Sociedade Esportiva Palmeiras, e não é pra menos, derrotar o Santos de Pelé, quando o Rei era o atual campeão do Mundo e no auge dos seus 18 anos, não era pra qualquer um.
Amargando um jejum que vinha desde a conquista das cinco coroas, em 1950 e 1951, o Palmeiras precisava desbancar o Santos que mandava no futebol do estado e também do país naquele momento.
A missão não era fácil e pra variar, desde aquela época, o Verdão jamais era colocado como favorito, ainda mais diante de um time tão poderoso como o Santos de Pelé.
Mas tudo começou a mudar quando a diretoria alviverde fez um grande investimento em dois craques da época, que vestiriam o verde para nunca mais sairem da galera de grandes ídolos do clube: Djalma Santos e Julinho Botelho.
Com praticamente um calendário completamente vazio, os times só tinham o Campeonato Paulista para disputar naquela época, tanto que a competição teve 38 rodadas, com turno e returno, e todos os times se enfrentando.
Nem mesmo o gol de Pelé logo aos 12 minutos de jogo fez a squadra de Oswaldo Brandão se intimidar. Com gols de Julinho Botelho e Romero, o Palmeiras virou a partida e calou o Peixe de Dorval, Zito, Pepe, Pelé e Coutinho.
O Podporco te conta a história!
Em maio de 2022, recebemos no Podporco, o ilustríssimo Jota Christianini, um dos maiores historiadores do Palestra. Com apenas 12 anos de idade, ele viu in loco este título e claro que nos contou toda saga que foi ver aquela conquista ao vivo.
Escalação
Um salve para Valdir de Moraes, Djalma Santos, Valdemar Carabina, Aldemar e Geraldo Scotto; Zequinha e Chinesinho; Julinho Botelho, Américo Murolo, Romeiro e Nardo.
Vocês são parte da história do Maior Campeão do Brasil, e com certeza escreveram um dos mais lindos capítulos naquele 10 de janeiro de 1959.
Feliz Aniversário, Paulista de 1959