Atual campeão Paulista e Brasileiro, o Palmeiras se prepara para estrear na temporada de 2023, neste sábado (14), quando recebe o São Bento, no Allianz Parque, no jogo que marca a estreia do time de Abel Ferreira no Estadual. Mas a pergunta que todos torcedores alviverdes fazem neste momento é: será que o Palmeiras está pronto para 2023?
Essa é uma pergunta válida, uma vez que dos grandes do nosso futebol, o Verdão é o único que não apresentou nenhum reforço para esta temporada. Copiando a receita de sucesso da temporada de 2020, quando o clube trouxe apenas dois jogadores e no final do ano ficou com a Tríplice Coroa, Abel Ferreira quer dar cada vez mais oportunidades para jovens da base, que já vinham transitando entre o Sub-20 e o profissional no ano passado, e que já iniciam 2023 inseridos no time profissional, casos de Jhon Jhon, Endrick, Giovani, Naves, Fabinho e Garcia, além de Vanderlan, que fez parte praticamente de toda campanha do Hendeca.
A torcida se divide entre acreditar que essa aposta nas crias dará certo mais uma vez, mas que o clube também precisa de pelo menos mais três reforços para o seu já montado plantel, inclusive já pensando em uma reposição para Danilo, que com propostas de Mônaco, Arsenal e Nottingham Forest, não deve ficar no Palmeiras para 2023.
Confio demais na comissão técnica do Abel Ferreira e vivi para presenciar esse momento em que o Verdão tenha uma categoria de base sólida e frutífera e faça cada vez menos compras no mercado. A gente que cresceu vendo os rivais revelando aos montes, pedimos muito para que o clube se estruturasse e alcançasse esse momento em que ele chegou agora.
Não consigo reclamar e como grande incentivador dos investimentos na nossa canteira, também gosto dessa filosofia de usar um terço de jogadores revelados por aqui.
Pensando no calendário muito mais calmo do que no ano passado, quando tivemos Mundial e Recopa nos dois primeiros meses do ano, em 2023 a diretoria e comissão técnica terão muito tempo para avaliar e dar chances ao plantel neste primeiro semestre, e caso veja necessidade de reforço, descruze os braços a partir do meio do ano.
Ainda confio que Atuesta, Bruno Tabata e Flaco López, três investimentos pesados do clube no último ano, darão certo com a camisa alviverde, além de Rafael Navarro que parece ter ganho a confiança de Abel Ferreira para mais um ano como suplente.
Nos resta aguardar para ver o que este ano nos reserva.
Podemos não ganhar sempre, mas trabalho e competitividade eu tenho certeza que não vão faltar, mais uma vez.
No último Podporco de 2022, nós discutimos em quais posições o Palmeiras deveria contratar; se liga aí!