No PodPorco Indica desta semana, falarei do episódio de número 12, com Luiz Gonzaga Belluzzo, presidente do Palmeiras entre 2009 e 2011. A conversa aconteceu em setembro de 2021, e abordou os principais pontos da gestão de Belluzzo.
Construção do Allianz Parque
Belluzzo foi o principal responsável pela construção da nova casa palmeirense. Chamado por Afonso Della Monica em 2007 para ocupar o cargo de diretor do planejamento do clube, o economista estruturou os planos para tirar o estádio do papel e juntou forças com outros palmeirenses do ramo para achar uma parceria.
Três anos depois, já quando Belluzzo ocupava o cargo de presidente, o Palmeiras mandou seu último jogo oficial no Parque Antártica, diante do Grêmio, e deu início a construção do Allianz Parque.
Belluzzo quebrou o Palmeiras?
O ex-presidente falou também sobre as acusações de ter colocado o Verdão em maus bocados financeiros.
Em 2016, Belluzzo foi suspenso do Conselho Deliberativo do Palmeiras por Paulo Nobre após o presidente da época alegar que o ex-cartola “quebrou o clube”. No PodPorco, ele respondeu às denúncias.
Demissão de Vanderlei Luxemburgo
Belluzzo não pensa duas vezes para apontar o maior erro de sua gestão: demitir Vanderlei Luxemburgo em 2009.
Na ocasião, a diretoria alegou que o treinador havia “quebrado uma hierarquia” ao afirmar que Keirrisson não jogaria mais, já que ele estava negociado com o Barcelona.
Processado por Simon
Outro caso marcante de Luiz Gonzaga Belluzzo na presidência do Maior Campeão do Brasil foi o problema judicial com Carlos Eugênio Simon, árbitro protagonista de uma atuação bizarra em um jogo do Palmeiras.
Após Belluzzo xingar Simon, o cartola foi penalizado e teve que pagar 60 mil reais ao ex-árbitro.