Há anos escutamos aqui no nosso país que o Flamengo possui o melhor futebol do Brasil. Talvez pela memória que guardamos daquele time de 2019, que jamais conseguiu repetir tal rendimento, mesmo ganhando diversos títulos após Jorge Jesus retornar para a Europa. Fato é que na disputa entre Flamengo x Palmeiras dentro de campo, já são cinco jogos sem derrota do time de Abel Ferreira, com dois títulos em cima do rubro-negro. Com muito menos investimento em contratações e muito mais espaço para a categoria de base e manutenção de uma filosofia de trabalho, o Verdão começa 2023 muito melhor que o seu principal concorrente, e prova que hoje, possui a melhor filosofia de futebol do Brasil.
Por ser o time de maior torcida do Brasil, digamos que o Flamengo sempre carrega um carinho maior de todos da mídia. Mídia essa que pouco cobrou a diretoria pela demissão de Dorival Júnior no final da última temporada, mesmo vencendo dois grandes títulos. Era meio que consenso de todos, que o time do Flamengo precisava de um treinador melhor, e esse técnico respondia por Vitor Pereira, mesmo ele tendo feito um trabalho de certa forma contestado no Corinthians, a impressão deixada na final da Copa do Brasil era de que o português era melhor.
Enquanto o Flamengo iniciava mais uma temporada de técnico novo, o Palmeiras mantinha o seu treinador pela terceira temporada consecutiva. Enquanto Gérson voltava à Gávea aos olhos com inveja de alguns palestrinos, Abel Ferreira recuperava uma Cria da Academia, que coincidentemente, acabara com o time mais rico do Brasil na Supercopa, em Brasília.
Se colocar no papel hoje, com certeza o time do Palmeiras é melhor do que o Flamengo no chamado 11 x 11. Principalmente no setor defensivo, o time de Abel Ferreira ganha do Fla, que é ligeiramente melhor que o Verdão na sua parte ofensiva, mas a diferença é bem pequena e dependendo da fase, dá até pra colocar alguns alviverdes como melhores que os cariocas no setor de ataque.
A tal filosofia alviverde que às vezes é contestada por sua torcida, segue dando frutos, e enquanto Crias da Academia já vazaram, outras novinhas em folha estão vindo aí, basta ver Endrick e Giovani brilhando neste início de temporada, fora mais um título de Copinha para o nostro currículo com Kevin e cia brilhando.
O Palmeiras ainda deve contratar para 2023, mas pouco. Enquanto do lado de lá, Vitor Pereira deve pedir mais umas quatro contratações após o fracasso no Marrocos. Por lá é assim. Perdeu? Contrata!
Respeito quem ache que o dinheiro é mais importante que o planejamento no futebol. O Palmeiras de Abel Ferreira está aí para provar o contrário. Não que o Palmeiras seja pobrinho e nem querendo colocar o Verdão como coitado. É apenas uma comparação entre os dois times que comandam o protagonismo no futebol brasileiro hoje. E a diferença de filosofia entre os dois clubes é nítida.
A bola não entra por acaso e hoje, 7 de fevereiro de 2023, o time que não contratou ninguém para a temporada, é quem vive o melhor momento e possui o melhor futebol do Brasil. Se vamos conquistar mais títulos do que o Flamengo nesta temporada, ninguém sabe, até porque a soberba nunca fez parte da nossa história. Mas o que é fato é fato, e nós precisamos exaltar.
Hoje, eu não troco o trabalho de todos os envolvidos no futebol do Palmeiras com os do Flamengo.